Após o advento da internet e o surgimento das redes sociais, o jornalismo tradicional teve que se moldar as novas tecnologias.
As redes sociais podem ser usadas no jornalismo como ferramenta de feedback, onde o jornalista encontra o retorno do público as matérias e programas que são feitos diariamente. Sejam críticas, sugestões ou elogios.
E como é uma ferramenta onde a rapidez da resposta é importante, os veículos podem responder com mais facilidade a questões levantadas pela sua audiência. A interatividade é a palavra-chave na fusão do jornalismo com as mídias sociais.
É também possível realizar fóruns de discussões sobre o assunto, comunidades de protesto e manifestações dos mais variados temas. Servindo de certa forma como “fonte” para os veículos, onde podem obter informações que podem se tornar pautas jornalísticas.
A mídia também pode utilizar as redes sociais para divulgar ao acontecimento de variadas formas, com
o chamado jornalismo multimídia, em forma de audiocasts, NewsGames, fotografias diversas, textos mais aprofundados, gerando discussões sobre o mundo real dentro do universo virtual.
Por Larissa Rolim
Nenhum comentário:
Postar um comentário