Sinopse: Quando dois assassinatos aparentemente não relacionados acabam sendo interligados por um telefonema, os dois amigos se vêem em lados opostos da investigação. Norton vai interpretar um congressista que vê sua carreira política ameaçada pela investigação da morte de sua amante.
Adaptado de uma série de TV exibida pela BBC em 2003 e com elenco de tirar o fôlego, Intrigas de Estado (State of Play, 2011) estréia hoje (31) nos cinemas de todo o mundo.
Ben Affleck interpreta o ambicioso Sthepen Collins, membro do parlamento inglês com um futuro promissor. A história se desdobra a partir da morte de uma de suas funcionárias, Sonia Baker.
Já dentro do jornal, Cal McAffrey (Russel Crowe) é o experiente repórter especial. Além de ter vários contatos, ele parece sempre está no lugar certo e na hora certa, sendo um grande jornalista investigativo. E é com ele que entramos no velho jornalismo e nas antigas práticas desse ramo, onde as novas tecnologias não existiam.
Para ilustrar o novo jornalismo, o filme mostra a blogueira Della Fyre (Rachel McAdams. A jovem inexperiente quer mostrar serviço que acredita que por ter auxilio desses aparatos tecnológicos, acredita que está a frente dos outros que ainda utilizam os antigos métodos de apuração.
Cal e Sthepen foram colegas de quarto na faculdade, mas com grandes conflitos de interesse. Além de suas diferenças políticas, o filme faz questão de mostrar a diferença entre suas vidas e ambições. Podemos exemplificar isso analisando as roupas usadas pelos personagens. Cal se veste de forma, mas “largada”, barba mal feita, cabelo grande mal cuidado que se preocupa mais com sua responsabilidade com o jornalismo e a verdade. Já Stephen é representado pela imagem de bom moço, de importância relevante, sempre bem vestido e com o cabelo bem arrumado, onde demonstra o valor da imagem e ambição financeira. Um caso clássico do ditado popular “as aparências enganam”.
Enquanto Cal começa uma seria investigação sobre a morte de Sonia que pode ter sido causado por uma grande conspiração, sua jovem aprendiz, Della, posta em seu blog o escândalo do caso extra conjugal entre Sthepen e Sonia tentando aparecer. Cameron Lynne (Helen Mirren), editora-chefe do jornal, fica divida entre a grande investigação de Cal e a noticia sensacionalista que foi decidida como mais importante pelos donos do jornal explorado por Della.
Assim entra em conflito novamente as questões entre o novo e velho jornalismo. A matéria de Cal exigia tempo, boa apuração, insistência e provas concretas que seriam feitas com muita destreza mostrando a essência real do jornalismo. Já Della mostra um jornalismo dromocrático onde a velocidade da informação é mais importante que seu conteúdo, não dando tempo a uma boa apuração e uma busca desenfreada, mesmo que equivocada, por o grande furo.
Grandes atuações, com destaque para Russel Crowe desepenhando seu papel em excelência. Só deixaram a desejar com Helen Mirren, um grande atriz que o talento poderia ter sido mais bem aproveitado. Cenários bem pensados deixando o clima suspense na maior parte da trama fazendo com que o espectador entrasse realmente naquela investigação e dentro da grande conspiração.
Trailer:
Elenco: Jason Bateman, Rachel McAdams, Ben Affleck, Russell Crowe, Robin Wright Penn, Helen Mirren, Jeff Daniels.
Direção: Kevin Macdonald, 31 Agosto de 2011
Gênero: Suspense
Duração: 127 min.
Distribuidora: Paramount Pictures